o que os cristãos cantam?

No fim de semana passado estive em uma festa de comemoração pelo lançamento do CD ao vivo do Rodolfo Abrantes. É muito clichê dizer que foi muito bom. E antes que alguém pense que estou aqui para falar de “performance” vou para o que mais me chamou a atenção. Rodolfo fez uso do nome de Jesus de uma forma extremamente precisa.

Isso me fez pensar em uma discussão que pelo menos pra mim que não é resolvida nas músicas atualmente. Entendam que estou falando do que chamamos hoje de música cristã. (Ainda que saiba das discussões que o uso desse rótulo costumam render – não é esse o objetivo desse texto)

A música cristã e os cristãos parecem ter receio de falar do nome de Jesus. Sabemos que é verdade que o uso do nome de Jesus causa um impacto diferente que o uso de termos como Deus ou até mesmo referência à outras religiões. Eu pelo menos não lembro de uma vez em que falar do nome de Jesus não tenha causado alvoroço em uma conversa com amigos não cristãos. E com isso em mente me pergunto. Porque esse aparente receio de falar do nome? O que deveríamos fazer diante do desafio de  falar do nome de Jesus? O que seria biblicamente correto?

Vejo a Bíblia nos colocar em uma posição muito clara. Ela não nos dá duas opções que sejam alternativas de acordo com que for mais adequado. Ela nos indica as duas. São atitudes complementares e partes de um mesmo universo: a proclamação que deve ser comum em todo cristão. Sim, aplicado a nossas letras gostaria de ver cada vez mais pessoas cantando das coisas da vida, sim, mas também falando explicitamente do nome de Jesus. Porque não? Creio que isso seria o mais coerente para nosso testemunho cristão no mundo.

Não vejo sentido em falar da beleza da criação sem que as pessoas saibam que na verdade atribuo essa beleza a um Criador Supremo e Poderoso chamado Jesus. Creio que seria bom que todos aqueles que escrevem canções reafirmassem sua postura no que diz respeito do uso do nome de Jesus. Entendo que seria essa uma postura mais equilibrada e interessante para os que se chama cristãos. A mesma Bíblia com dois livros que não citam o nome de Deus – Ester e Cantares – tem praticamente versos completos para aludir, explicar e exaltar o nome de Jesus. Sei que essa abordagem ainda é superficial, mas gostaria de levar as pessoas a pensarem nisso e refletirem junto comigo. Afinal é impossível não ficar no mínimo perplexo diante do enorme impacto que tem o nome de Jesus. Mesmo no meio de pessoas que dizem não acreditar Nele.

Termino com dois textos sobre o nome de Jesus que me fazem pensar.

Filipenses 2

9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Atos 5

28 Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.

(continua…)

Anúncios

5 Comentários on “o que os cristãos cantam?”

  1. @eljunino o disse:

    Ótimo texto. Me faz refletir. e minha opinião é que tenha um equilibrio. Eu, por exemplo, gosto mto da banda switchfoot e são poucas as vezes que usam o nome Jesus mas o cantor tem cd como solista que Fala de Jesus abertamente.

  2. cavera disse:

    Ótimo texto, já discuti esse tema com amigos músicos e concordo com todas as idéias. Uma delas é a de fazer letras positivas que não evidenciam o nome de Jesus, mas que geram curiosidade pelo testemunho, tanto descrito nas letras, qnt dos próprios músicos. Isso gera uma abertura para q o nome de Jesus seja pregado posteriormente. A discussão deveria ser a respeito da finalidade das musicas e letras, hj o que vemos são cristãos cantando para cristãos. Na maioria das vezes nos esquecemos daqueles q são mais importantes, os q não crêem. God Bless.

  3. Ótimo. Gosto muito das suas postagens. Concordo contigo sobre esse temor em pronunciar o nome Santo de Jesus. Até hoje não entendo o porquê disto.

  4. lenara disse:

    mto bom cara! Aguardo o próximo ansiosa.. 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s