Azimute, a história

Nao havia nada de especial no dia em que comecei a escrever. Apesar disso, me lembro bem do que me levou às primeiras frases desta música. Estava passando por uma disciplina e mais do que nunca percebendo a raiz de orgulho tâo profunda em meu coração.

Lembro que, além da Bíblia, me dediquei a ler o livro “Humildade” de Andrew Murray, além do ótimo “Cristo e a criatividade” de Michael Card. O primeiro, por recomendação de um irmão de quem tento imitar a fé. E o outro pela força do título. A influência destes dois livros em minha vida foi incrível e edificante.

Estava sendo ministrado por alguns irmãos mais chegados sobre a necessidade de me exercitar na humildade. Ao mesmo tempo que fui impelido a contemplar Jesus – nosso modelo de humildade e serviço. No meio disso nasceu a música Azimute.

Foi natural começar as linhas com o sentimento que enchia o meu coração. Meu maior desejo era estar escondido sob as asas de Deus, guardado.  Sabia que Ele é a minha Rocha e só Ele poderia me proteger de mais uma vez estar entregue a mim mesmo. Meu orgulho frente à humildade de Jesus se tornou tão patético. Tudo que eu queria era imitá-Lo. A partir daí vieram as primeiras frases que assim como uma oração sincera quase conduziam-se naturalmente.

Uma curiosidade foi a origem do nome. Por muito tempo pensei em chamar a  música de Permita, que é, aliás, a forma como muitos a chamam por motivos óbvios. Em um dia específico lembro de estar com uma camiseta com a pavalvra Azimute escrita. Por curiosidade fui buscar o significado da palavra. Ver que Azimute entre outras coisas se referia a um termo técnico para um ponto de referência ao norte foi estarrecedor. Quase caí da cadeira! rs

Segue um trecho do livro “Cristo e a criatividade” fundamental para a música. O autor usa uma analogia, a Estrela do norte e sua “função” de referência para os navegantes ao longo dos tempos.

“Se você e eu tivermos escolha ( e estou convencido de que temos), gostaria de fazer uma campanha em prol de nossa transformação em pessoas Estrelas do Norte. Por certo podemos não parecer tão brilhantes ou interessantes como algumas. Raramente as pessoas apontarão seus telescópios para nós. Quando o fizerem, sem dúvida exclamarão: “Ah, eu pensei que ela fosse mais brilhante do que é”. (…)

“Ele nos chama constantemente para contenplarmos a obscuriade deslumbrante de sua luz que brilha neste mundo.” (…)

E para quem não conhece a música, a letra segue abaixo.

E aqui o link para a cifra.

http://www.4shared.com/document/XR3kGt1S/azimute.html


Azimute

Permita que minha vida esteja escondida
Guardada e protegida na rocha de amor
Permita que a mensagem supere o instrumento
Que meu maior alento seja alegrar a Ti

Permita que eu veja com os olhos da beleza
A cor da natureza mansa e humilde de Cristo

Permita que eu seja como aquela estrela
Que orienta os navegantes andando pelo mundo
Que Cristo é o norte que muda a nossa sorte
Permita a honra de pra sempre te servir

Permita que eu seja mais um que se entrega
Permita que eu tenha o coração de uma criança
Que se alegra enquanto dança por te ter como Pai

Permita que eu aprenda a mais sublime graça
A humilde dependência, simples, que te faz sorrir
Permita a poesia sincera a cada dia
Se escreva na alegria que se tem ao te servir

Permita que eu veja com os olhos da beleza
A cor da natureza mansa e humilde de Cristo

Permita que eu seja como aquela estrela
Que orienta os navegantes andando pelo mundo
Que Cristo é o norte que muda a nossa sorte
Permita a honra de pra sempre te servir

Permita que eu seja mais um que se entrega
Permita que eu tenha o coração de uma criança
Que se alegra enquanto dança por te ter como Pai

9 Comentários on “Azimute, a história”

  1. bee disse:

    sem palavras.
    que lindo texto, que linda música, que linda voz, que lindo tudo!

  2. Talita disse:

    Olá gostaria de dizer que essa musica veio direto do trono do pai ……de fato tocou meu coração….sem palavras ……

  3. Dayna disse:

    Nossa, mt mt lindo, ameei, msmo sem te conheceer sabee rs’, mais acheei lindaa msmo de coraçãao! que Deus te abençooe 🙂

  4. Lenara disse:

    Siiim, essa musica me puxa pra humildade sempre. 🙂

  5. disse:

    olá, parabens pela musica, é maravilhosa!!
    cliquei no link para ver a cifra mas não deu certo
    se você pudesse me passar ficaria muito feliz hahaha
    beijo, Deus te abençõe!

  6. robert disse:

    gostei muito da musica azimute, sou de nova lima acho que vc conhece a elaine ela te tem no facebook, sou ministro de louvor e gostaria da cifra da musica azimute, para ministrar.
    grato

  7. Paulo Muller disse:

    Show de bola!

  8. Thiago Bomfim disse:

    Deus abençoe você, meu irmão! Conheci essa música ontem, e já me abençou! Quando vier em Salvador/BA, ficaremos honrados em lhe receber em nossa comunidade! Abração!


Deixe um comentário

